
Quando estamos falando de etnocentrismo, estamos falando de algo que não é bom em qualquer tipo de sociedade! quando somos pessoas etnocentricas não nos preocupamos com o outro, o que nos preocupa é apenas o NÓS.
Quando falamos em sociedade tribal com um pensamento etnocentrico, vemos como uma sociedade "ruim, fora do comum, diferente", vemos como uma sociedade "errada". Mas vendo com um olhar oposto ao etnocentrismo podemos pensar da seguinte forma: "porque o diferente é errado?".
A sociedade tribal tinha a sua cultura, tinha a sua vontade, tinha a sua vida ali, feliz e tranquilos e de um dia para outro o seu espaço foi invadido, por pessoas que pra eles também eram diferentes e, eles de uma hora para outra tiveram que mudar os seus costumes, porque essa foi a vontade dos "intrusos", os Europeus simplesmente fizeram a sua vontade, não pensou no outro, não pensou no que os indígenas poderiam achar, pensaram apenas no seu ego.
E isso concerteza foi ruim para as sociedades tribais, elas estavam ali vivendo suas vidas, e a mudança foi repentina, não sabiam o que fazer, tribos foram se perdendo, se acabando, culturas deixaram de existir, simplesmente de uma hora para outra acabou. E porquê? Porque pessoas acharam que eles eram os "errados" e quiseram mostrar o "correto", e o problema maior é saber que anos e anos se passaram, mas as sociedades ainda é assim, acham que todos tem que ser iguais, acham que todos tem que ter uma mesma cultura e uma mesma vontade! Mas não é assim que as coisas acontecem, nos temos livre arbítrio, nós temos nossas propias vontades e nos podemos usufruir disso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário